Confira todos os post anteriores: Clique Aqui!

É valido dizer que esta não é a minha forma mais comumente utilizada para consumir livros, todavia, vez ou outra sempre estou recorrendo a essa forma de leitura para aumentar o meu leque de experiências com a leitura e literatura.

O que são audiobooks?

Apesar do título intuitivo, os audiobooks, ao menos os de qualidade, são livros narrados por atores ou pessoas preparadas para isso, porém, é fácil encontrar não só livros convencionais e de literatura, mas livros para concursos e estudos em geral narrados por vozes computadorizadas (a voz do google por exemplo), normalmente são bem mais baratos, mas a qualidade quase sempre é ruim.

Onde encontrá-los?

Em português não há tantas opções e, sinceramente, algumas nem valem o dinheiro investido. Sendo assim, vou lhes apresentar o maior serviço de audiobooks disponível na nossa língua, o Tocalivros! Assista ao pequeno vídeo abaixo para entender.

O serviço possui vários tipos de assinaturas e todas as narrações, pelo menos as que possuo, são de ótima qualidade. Nós podemos ouvir os áudio pelo site, fazer download para ouvir no computador ou usar o aplicativo no celular, tanto para IOS quanto para Android. Sobre o acervo, as obras vão de Filosofia, literatura clássica e nacional à livros acadêmicos.

abra o link, clique em “ouvir trailer” e confira amostra de uns dos livros: A Arte da Guerra.

Caso o inglês não seja um problema para você eu tenho mais um indicação. A Audible é, sem dúvida, o maior acervo de audiobooks que conheço, foram comprados ou incorporados pela Amazon e oferecem um serviço de qualidade, com pacotes que vendem uma espécie de crédito para que possamos comprar os livros, assinaturas mensais, vendas avulsas e etc. Aqui vai uma dica para você que, assim como eu, não é um dominante da língua inglesa. Adquira, se puder, algum audiobook em ingles e pegue o texto também em inglês para acompanhar, pegue seus fones, o texto, acomode-se e dê o play! Você estará treinando ao mesmo tempo o seu reading e o seu listening. Ainda vale salientar que o serviço oferece um mês de teste, você precisa ter um cartão internacional para cadastrar no sistema, mas não se preocupe, é só cancelar antes dos 30 dias grátis que você não será cobrado, o esquema funciona da mesma maneira que a assinatura do Netflix.


Por que ouvir?

Sem dúvida é o tempo, a correria dos nossos dias tem consumido muito do nosso precioso tempo, e otimizá-lo e aproveitá-lo da melhor maneira possível acaba se tornando uma das nossas metas de vida, principalmente para nós, leitores e amantes da literatura. No entanto, confesso que no início é um pouco complicado, por várias vezes tive que retornar o áudio, pois perdia o que estava sendo falado, além do mais, precisei me acostumar a fazer outras coisas e ouvir os livros de maneira simultânea, mesmo por que, se tivermos que parar e ficar só ouvindo os audiobooks, na minha opinião, ele perde a sua eficácia e sentido.

Gostou do conteúdo?

Comente, será um imenso prazer conversar com você!

Quer que mais pessoas saibam do assunto? Compartilhe, pois me ajudará muito!

Quer me indicar livros, elogiar, sugerir ou criticar? Envie um e-mail para contato@vidaliteraria.net

Siga-me também nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.