Confira todos os post anteriores: Clique Aqui!

Você sabe o que é Literatura de Cordel? Eu me lembro-me bem de momentos em que estava assistindo às aulas em manhãs tipicamente quentes em minha escola, quando de repente, junto à porta, olhando de soslaio e acompanhado da nossa coordenadora, estava um homem que vinha nos apresentar uns folhetos que continham algumas histórias, mal sabia eu que aquilo era literatura de cordel!

A literatura de cordel é impressa em folhetos e aqui no Brasil foi trazida pelos Portugueses em meados do Século XVIII, com histórias curtas, de baixo custo e geralmente vendidos pelos seus próprios autores. Aqui no Brasil a região que abraçou este tipo de literatura foi o nordeste, ficando ao longo do tempo cada vez mais conhecida.

Além de possuir várias vertentes, os cordéis ficaram mais conhecidos por trazerem nos folhetos poesias em Quadra, Sextilha, Septilha, Oitava, Quadrão e etc…

PEQUENO POEMA SOBRE A CHUVA.
Hoje eu vou falar da chuva
fenômeno da natureza
que anda cercando a gente
mas nem sempre é só beleza
tem vez que quando é demais
deixa dor,choro e tristeza.

Pode ser considerada
como a precipitação
de gotas de água limpa
e antes de cair no chão
se armazenam nas nuvens
e depois lavam esse mundão.

Mas está descontrolada
caindo a todo momento
deixando alguns sem vida
sem teto, sem alimento
ao invés de causar alegria
tá causando sofrimento.

Enfim, a literatura de cordel aborda temas diversos como aventuras, histórias de amor, humor, ficção e até de caráter jornalístico, que na maioria das vezes é dita de uma maneira divertida. Ainda podem ser escritos de forma jocosa indo dos temas conservadores e religiosos aos considerados profanos. É um tipo de literatura rápida, gostosa de ler e que merece, no mínimo, que seja dada uma chance. Um grande abraço e até a próxima!

Gostou do conteúdo?

Comente, será um imenso prazer conversar com você!

Quer que mais pessoas saibam do assunto? Compartilhe, pois me ajudará muito!

Quer me indicar livros, elogiar, sugerir ou criticar? Envie um e-mail para contato@vidaliteraria.net

Siga-me também nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.