Olá, leitores!

Hoje, vamos conhecer a nossa raiz republicana!

Confira todos os posts anteriores: Clique aqui!

Caindo de paraquedas:

A edição desta história em quadrinhos, a qual foi desenvolvida por Edson Rossatto (pesquisa histórica, argumento e roteiro), Laudo (desenhos) e Omar Viñole (arte final e cores), traz-nos de forma divertida, linda e informativa a história da proclamação da república, com uma linguagem leve, introduzida em uma narrativa simples e personagens

Resenha:

A história é contada por três crianças que precisam fazer um trabalho sobre a proclamação da república para a escola: Catarina, Marcelo e Gustavo. Aqui já temos uma coisa bacana! Os seus criadores, acredito que na intenção de introduzir uma certa diversidade de pessoas, optaram por uma menina oriental, o Marcelo negro e o Gustavo cadeirante. Gostei dessa sutileza e cuidado com os personagens.

Os três amigos entram em contato com um professor de história que possui um blog que fala de história. Após Catarina enviar um e-mail para o professor Daguerre e obter resposta positiva, é marcado um encontro entre eles para que o professor possa ajudá-los na confecção do trabalho.

Depois disso, a história da proclamação da república é contada pelo professor para as crianças. Dentre os acontecimentos que fizeram parte da proclamação, o livro aborda, por exemplo, que DOM PEDRO II foi intitulado rei por um “golpe da maioridade” aos 14 anos:

Conta também, de maneira simples e introdutória, qual foi a influência dos pensadores e as teorias filosóficas influenciadoras da época, o Darwinismo de Charles Darwin e o Positivismo do francês Auguste Comte:

Há algo interessante, algumas ilustrações feitas durante a narrativa são adaptações livres de obras verdadeiras feitas por artistas, como por exemplo, as da imagem abaixo.

Por fim, a obra é uma ótima indicação para entender, pelo menos um pouco, de como a nossa nação foi da monarquia à república, os problemas políticos e tudo que envolveu tal fato que marcou tanto a trajetória do nosso país. Seja você criança ou adulto, leia! É Interessantíssimo!

Gostou do conteúdo?

Comente, será um imenso prazer conversar com você!

Quer que mais pessoas saibam do assunto? Compartilhe, pois me ajudará muito!

Quer me indicar livros, elogiar, sugerir ou criticar? Envie um e-mail para contato@vidaliteraria.net

Siga-me também nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.